9ª EDIÇÃO DO FOOD & NUTRITION AWARDS PREMEIA OS “PROJETOS DO FUTURO”

  • Out 16
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  • marcelo

9ª Edição FNA recebeu mais de 60 candidaturas das quais foram apurados 16 vencedores. Cerca de 250 pessoas assistiram à Conferência Alimentação do Futuro.

Lisboa, 16 de outubro 2017O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado pelo Food & Nutrition Awards convidando todos os cidadãos a assistir à Conferência Alimentação do Futuro, para trazer à discussão as principais temáticas e prioridades a enfrentar quer ao nível do setor agroalimentar nacional, quer ao nível internacional.

O Mercado da Ribeira, em Lisboa, recebeu Ross Dawson e Morgaine Gaye, dois oradores internacionais, que realizaram as suas apresentações e participaram num debate aberto para esclarecer os pontos centrais trazidos à discussão pelo Food & Nutrition Awards.

Ross Dawson, foi o primeiro keynote speaker da manhã que salientou o seguinte:

 

 

“Estamos perante uma explosão de dados (data). E esta revolução fará com que melhoraremos a forma como fazemos o que temos que fazer.”;

“A sociedade está a mudar, a tecnologia está a mudar, fazendo com que a sociedade se molde aos novos paradigmas.”;

“A única razão porque temos agora a ‘slow food’, prende-se com o facto de termos inventado a ‘fast food’.”;

“O que fazemos agora não é sustentável para sempre.”

 

 

Por outro lado, a investigadora e futuróloga britânica especializada em alimentação, Morgaine Gaye, destacou o seguinte:

 

 

 

“Como ‘Food Futurologist’ gostaria de começar por explicar o que significa, pois não observo o conceito da alimentação, apenas como ‘alimentação’, uma vez que a ‘alimentação’ não existe sozinha… A ‘alimentação’ é o resultado de algo social, comportamental, psicológico, cultural e até traduz a nossa história…”;

“Atualmente, não nos alimentamos porque temos fome, mas sim porque damos importância ao que isso diz sobre cada um de nós.”;

 

 

 

Após a Conferência Alimentação do Futuro, o Food & Nutrition Awards anunciou os vencedores dos Prémios da 9ª edição desta iniciativa. A concurso estiveram 66 projetos, sendo considerados 25 finalistas, que este ano se distinguiram pela sua inovação e promoção de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. Os produtos vencedores passam a dispor de um selo de reconhecimento de qualidade e distinção, em toda a cadeia de valor.

A distinção BfK Awards foi entregue pelo Administrador da ANI, António Bob Santos, que sublinhou que “este prémio simboliza o objetivo da inovação de base científica e tecnológica no setor agroalimentar, ou seja, soluções e alternativas sustentáveis que contribuam para responder às necessidades das pessoas e das comunidades.”

Sendo uma das principais iniciativas nacionais na promoção da alimentação e estilos de vida saudável, o Food & Nutrition Awards iniciou as conferências há oito anos, em colaboração com a academia, relevantes associações do setor agroalimentar, empresas do setor agroalimentar e organizações não lucrativas, distinguindo ainda, todos os anos, os negócios e projetos inovadores no setor agroalimentar que contribuem para uma alimentação saudável.

VENCEDORES


  • BfK AWARDS – Deflamina, uma proteína anti-inflamatória do tremoço

O objetivo deste projeto é produzir biscoitos sem açúcar e, mais tarde, também sem glúten, proveniente do tremoço, permitindo a sua utilização na prevenção e cura de doenças inflamatórias intestinais e do cancro colo-rectal. Tendo em conta a crescente de intolerâncias alimentares e de inflamações recorrentes do intestino, a utilização do tremoço, ajudará ao nível da saúde e bem-estar, contribuindo positivamente para a biodiversidade vegetal, agricultura sustentável e economia das regiões do sul da Europa.

  • VencedorProjeto Nutrition UP 65, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação

O estudo Nutrition UP 65 tem como finalidade reduzir as desigualdades e disfunções nutricionais na população idosa portuguesa. Assim, foi desenvolvido um curso que contém programas educacionais e ferramentas educativas adaptadas às realidades para estimular a educação alimentar dos adolescentes e adultos, numa perspetiva de acompanhamento dos seus familiares e de instrução para o seu futuro. Também se realizaram protocolos com empresas fornecedoras de refeições que levam à aplicação prática de todos os aspetos focados neste projeto.

  • 1ª Menção Honrosa – SousChef , Associação Fraunhofer Portugal Research

O SousChef é uma solução tecnológica que procura identificar problemas relacionados com a nutrição e restrições alimentares dos seniores. Um conjunto de especialistas uniram-se e deram origem ao desenvolvimento de um planeamento de refeições para os seniores, com uma grande probabilidade de aceitação pelo público-alvo.

  • 2ª Menção Honrosa – HoneyOrigin, LAQV-REQUIMTE/FFUP e CIMO-IPB

O mel é um produto natural sujeito a adulteração e/ ou fraude económica a nível mundial. A metodologia deste projeto, que apresenta um elevado grau de inovação, baseia-se na deteção da fraude na comercialização do mel através da adição de açúcares no produto e a verificação da origem botânica e/ou geográfica.


  • VencedorOs Super Saudáveis, Liga Portuguesa Contra o Cancro

O projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma campanha de educação alimentar implementada nos refeitórios das escolas, e dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos.  De uma forma lúdica e atual, vai ao encontro da promoção de uma alimentação saudável e equilibrada, envolvendo os pais na conceção de pequenos-almoços e lanches mais saudáveis.

  • 1ª Menção Honrosa – Escolha + Saudável, ITAU

O projeto Escolha + Saudável reinventou a oferta convencional disponível na cafetaria, por forma a promover uma redução significativa e sustentável do consumo excessivo de açúcar, sal e gordura, bem como, incrementar a disponibilidade de alimentos enquadrados num padrão alimentar mais saudável.

  • 2ª Menção Honrosa – Geofood.Edu, Associação Geoparque Arouca

Geofood.Edu, da Associação Geoparque Arouca, tem como objetivo dar a conhecer os produtos da terra, provenientes do agricultor, bem como, sensibilizar as crianças e jovens para os benefícios da escolha de produtos frescos, sazonais e locais. Privilegia-se um modelo de integração participada na descoberta sensorial dos alimentos da terra, incentivando as escolhas alimentares sustentáveis.


  • Vencedor – PROTTY, high protein bread, Goldypan

É um super pão proteico que ajuda a atingir os objetivos, quer sejam aumento da massa muscular, controle e perda de peso ou, simplesmente, para melhorar a alimentação. Com 26g de proteína, sem açúcares adicionados, rico em fibras e ómega3 são muitas as razões para provar Protty.

  • 1ª Menção Honrosa – Papas de Aveia Nacional, Cerealis Produtos Alimentares

A Nacional está atenta à tendência e desenvolveu Papas de Aveia Nacional, a pensar em quem gosta desta opção, mas não muito tempo para a preparar. A nova solução reforça o posicionamento da Nacional como marca renovada e inovadora, interagindo com um público mais jovem e atento às tendências de consumo alimentar.

  • 2ª Menção Honrosa – Sardinha com algas BIO, ALGAplus

Com produção biológica, alto valor nutritivo e propriedades antioxidantes, as algas na Ria de Aveiro estão a conquistar o mundo. A empresa detém três marcas com especial destaque para a Tok de Mar, dedicada à venda de algas e de produtos alimentares com algas

  • 2ª Menção Honrosa – Farinheira de Castanha Porco Preto, da Companhia Alentejana de Enchidos Tradicionais

Como no Alentejo a gastronomia é a rainha, produzem-se ingredientes ricos e transformados por mãos sábias. A Farinheira de Castanha, do Vale da Aramanha é exemplo disso mesmo.

  • 3ª Menção Honrosa – Vinagre de Sidra, Mendes Gonçalves

Com o intuito de ir ao encontro de uma tendência mundial, na procura de produtos não processados e naturais, o Vinagre de Sidra 100% é produzido na fábrica da Mendes Gonçalves na Golegã e é fruto de sumo de maçã que se transforma em sidra e que, por sua vez, se transforma em vinagre através de fermentações alcoólica e acética.

  • 3ª Menção Honrosa – Iogurte de leite de cabra, da Tété, Produtos Lácteos

A Tété, marca portuguesa de queijos de cabra, lança o iogurte de cabra, um produto com benefícios para toda a população, mas em especial para quem tem colesterol elevado, anemia, osteoporose e alguma intolerância ao leite de vaca. U ma solução que demonstra a aposta no investimento e aproximação às entidades do sistema científico nacional, universidades, na transferência de conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  • Vencedor – Plataforma Digital Colaborativa Zero Desperdício, DARIACORDAR & THE AD STORE

A nova plataforma digital Movimento Zero Desperdício tem por base o combate ao desperdício alimentar em toda a linha, do campo ao garfo, aliando a otimização e agilização dos processos e modelo operacional Zero Desperdício ao maior envolvimento e colaboração das empresas, cidadãos, comunidade, e instituições, assumindo que todos são agentes ativos na construção de uma economia mais circular e sustentável.

  • 1ª Menção Honrosa – Terra de Cascais, Cascais Ambiente

O projeto Terras de Cascais dinamiza todo o ecossistema agrícola de Cascais, promovendo a produção local, sazonal e biológica. Promove ainda, o consumo consciente, a educação para a alimentação saudável, o empreendedorismo e a inclusão social. Lançado em 2017, este projeto amplia o que começou por ser horticultura urbana de lazer e conhecimento, criando modelos de produção com impacto ao nível da economia local e dos hábitos alimentares do concelho, sendo ainda geradores de emprego e promotores de coesão social.

  • 2ª Menção Honrosa – Gwiker – Earthfood, Gwiker

O projeto Gwiker é uma receita simples e deliciosa que procura oferecer ao mercado uma escolha nutritiva e saudável. EARTHFOOD, é o mote para o desenvolvimento de um projeto que assenta na sustentabilidade de todos os seus processos. O facto de promovermos um estilo de alimentação saudável e o mais natural possível faz com que os consumidores de produtos Gwiker se identifiquem com este projeto e com a forma como nos propomos a fazer diferente.