Bruxelas reconhece que guerra na Ucrânia está a pressionar vários sectores agroalimentares na UE

  • Abr 7
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 5 de abril de 2022. Leia o original aqui

 

O relatório conclui que a agressão militar da Rússia contra a Ucrânia “perturbou significativamente os mercados agrícolas mundiais”.

A Comissão Europeia reconhece que a guerra na Ucrânia está a pressionar diversos sectores agroalimentares na União Europeia (UE), de acordo com o último relatório de perspetivas a curto prazo na agricultura comunitária, publicado hoje, dia 5 de abril.

“A Comissão publicou hoje o último relatório sobre as perspetivas a curto prazo para os mercados agrícolas da UE. Esta publicação regular apresenta uma panorâmica geral e sectorial das tendências mais recentes e das perspetivas futuras para os mercados agroalimentares. O relatório conclui que a agressão militar da Rússia contra a Ucrânia perturbou significativamente os mercados agrícolas mundiais”, assinala o comunicado do RAPID, boletim informativo da representação da Comissão Europeia em Portugal.

O relatório detalha as perspetivas de produção e exportação e a evolução dos preços dos óleos alimentares, açúcar, maçã, laranja, leite e lacticínios e carnes ( de bovinos, suínos, aves, ovinos e caprinos).