ESTRATÉGIA INTEGRADA PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Publicada a 29 de dezembro de 2017 em Diário da República, esta estratégia é fruto de um grupo de trabalho criado pelo Governo, constituído por vários Ministérios para a elaboração de diversas medidas para educação e alteração da oferta alimentar promovendo opções mais saudáveis. Daqui resulta um plano a 3 anos onde o Governo irá reunir com a Indústria para elaborar metas com objetivos anuais para reformulação da oferta alimentar.

No âmbito do EIPAS, foi iniciado em Janeiro de 2018 e implementada integralmente até Junho de 2018, uma mudança na oferta alimentar nos Hospitais que exclui a presença de bolaria tradicional, fritos e bebidas refrigerantes e não gasosas dando preferência a bolos caseiros sem açúcar, salgados no forno sem gordura e bebidas sem açúcares adicionados.

 

A ESTRATÉGIA FAZ PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO E PROPÕE METAS EM 4 ÁREAS DISTINTAS:

 

Eixo 1:

Modificar o meio ambiente onde as pessoas escolhem e compram alimentos através da modificação da disponibilidade de alimentos em certos espaços físicos e promoção da reformulação de determinadas categorias de alimentos.

Eixo 2:

Melhorar a qualidade e acessibilidade da informação disponível ao consumidor, de modo a informar e capacitar os cidadãos para escolhas alimentares saudáveis.

Eixo 3:

Promover e desenvolver a literacia e autonomia para o exercício de escolhas saudáveis pelo consumidor.

Eixo 4:

Promover a inovação e o empreendedorismo direcionado à área da promoção da alimentação saudável.

 

Consulte o EIPAS, aqui.