Esteja atento à ‘reduflação’ nos produtos de supermercado

  • Jun 1
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 30 de maio de 2022. Leia o original aqui.

 

Embora muitos consumidores conheçam o fenómeno da inflação, a maioria desconhece um outro intitulado por reduflação. Trata-se da estratégia de diminuição da quantidade dos produtos à venda, mantendo-se o preço anteriormente praticado com uma quantidade maior. Ou seja, a embalagem e o preço são iguais, mas a quantidade de produto é menor.

Poupar está cada vez mais difícil, principalmente no que toca à compra de bens alimentares. Os preços, a nível geral, estão a aumentar, os bens alimentares estão cada vez mais caros, mas o ordenado dos consumidores mantém-se igual, o que provoca o conhecido fenómeno da inflação.

Embora muitos consumidores conheçam este fenómeno da inflação, a maioria desconhece um outro intitulado por reduflação. Trata-se da estratégia de diminuição da quantidade dos produtos à venda, mantendo-se o preço anteriormente praticado com uma quantidade maior. Ou seja, a embalagem e o preço são iguais, mas a quantidade de produto é menor.

Este fenómeno, que, muitas vezes, passa despercebido aos olhos dos consumidores, não é uma situação ilegal, desde que na embalagem conste claramente a quantidade que o produto apresenta. No entanto, esta redução da quantidade do artigo não é muito visível em certos casos, fazendo com que o consumidor não se aperceba dessa diferença.

O exemplo mais comum e até percetível este fenómeno é o dos produtos congelados: uma embalagem que anteriormente continha sete postas de pescadas por 15 euros, agora encontra-se à venda pelo mesmo preço, mas apenas com cinco postas.

Assim sendo, a DECO alerta todos os consumidores para este fenómeno de modo a que possam fazer escolhas mais esclarecidas e poupadas. É fundamental que compare os produtos atendendo à sua quantidade e ao seu preço, observe se os artigos que habitualmente costuma comprar estão realmente em conta ou se existem opções mais económicas.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!