Governo aprova novo regime para concessão de linhas de crédito para sector agrícola

  • Mar 24
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 17 de março de 2022. Leia o original aqui

 

Numa altura em que os custos de produção continuam a pesar no sector, o Governo aprovou um novo regime de concessão de linhas de crédito que passa por disponibilizar meios financeiros que permitam fazer face a situações de crise, como aumento dos custos de produção.

O Governo aprovou esta quinta-feira um novo quadro regulatório destinado ao setor agrícola no sentido de facilitar o acesso a crédito em cenários como aumento de custos de produção ou fenómenos climatéricos adversos, isto numa altura em que os custos de produção continuam a aumentar.

De acordo com o comunicado divulgado esta tarde, na sequência da reunião do Conselho de Ministros, este novo regime de concessão de linhas de crédito tem como objetivo “disponibilizar meios financeiros que permitam fazer face a situações de crise — quer estas resultem de prejuízos pela ocorrência de fenómenos climatéricos adversos, quer resultem de perturbações nos mercados ou de aumento dos custos de produção”.

Assim, “pretende-se assegurar aos produtores do sector agrícola o acesso a crédito, mediante a concessão de apoio público aos encargos a suportar”, explica o Governo, em comunicado.