“Liderar pelo exemplo é que pode trazer uma mudança comportamental” – APED participa em conferência sobre economia circular

  • Mar 7
  • 0
  • admin

O repto foi deixa por Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED no debate sobre o papel da sociedade na transição para uma economia mais circular no âmbito da Conferência Final “Economia Mais Circular”, promovida pela CIP.

Na sua participação Gonçalo Lobo Xavier defendeu que o preço continua a ser preponderante na escolha dos consumidores, mesmo com o aumento da procura por soluções mais sustentáveis e a mudança de perfil dos consumidores, cada vez mais informados e exigentes.  “Há um caminho a percorrer e a Distribuição pretende continuar a prestar informação, difundir boas práticas e de explicar a racionalidade da sustentabilidade dos produtos distribuídos”, afirmou o diretor-geral da APED.

Gonçalo Lobo Xavier deixou também um aviso relativamente à venda a granel: “A Distribuição não pode, em nome da sustentabilidade e abolição de embalagens, por em causa a saúde pública ao abolir o uso de plásticos ou permitir que os consumidores levem as suas próprias embalagens, por não ser considerada uma solução fiável pelo conhecimento científico”.

Outro dos temas abordados foi a necessidade da classe política não politizar a questão da sustentabilidade ao propor medidas que não são exequíveis, que não oferecem soluções viáveis para as empresas e que resultam em prejuízos para os consumidores.

Por fim o diretor-geral da APED sublinhou que as maiores barreiras à economia circular são a legislação e os agentes económicos e destacou a necessidade da simplificação de informação mais técnica para as PME.