Madeira aprova 607 mil euros a 133 candidaturas ao PRODERAM

  • Ago 8
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 1 de agosto de 2022. Leia o original aqui.

 

No atual quadro comunitário, já foram aprovadas 1.013 candidaturas a apoio a investimentos de pequena dimensão em explorações agrícolas, sendo a área agrícola beneficiada correspondente a cerca de 2,2 mil hectares.

O Governo Regional aprovou, na passada sexta-feira, 133 candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM), no âmbito dos apoios (131) a investimentos de pequena dimensão em explorações agrícolas e na ajuda (duas candidaturas) ao arranque da atividade para os jovens agricultores, num valor de apoio na ordem dos 607 mil euros.

Os candidatos receberão os prémios dos apoios a próxima terça-feira, pelas 11h, no auditório da Secretaria Regional da Agricultura, no edifício Golden Gate, em cerimónia que contará com as presenças do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos.

No dia 29 de julho, foram aprovadas 131 candidaturas a apoio a investimentos de pequena dimensão em explorações agrícolas do PRODERAM 2020 que totalizam um investimento total de 907,5 mil euros, com um valor total de apoio de 563,4 mil euros.

Foram igualmente aprovadas duas candidaturas a ajuda ao arranque da atividade para os jovens agricultores, que totalizam um de apoio de 44 mil euros.

No atual quadro comunitário, já foram aprovadas 1.013 candidaturas a apoio a investimentos de pequena dimensão em explorações agrícolas, sendo a área agrícola beneficiada correspondente a cerca de 2,2 mil hectares.

Este apoio incide sobre pequenos investimentos em explorações agrícolas, de montante até dez mil euros.

Estes investimentos traduzem-se num leque muito variado de ativos, nomeadamente em instalação de culturas plurianuais, equipamentos (sistemas de rega, máquinas de mobilização de solo, pulverizadores) e construções agrícolas (armazéns, acessos, tanques, vedações, muros de suporte de terras).

O total de investimento acumulado, até à data é de 5,1 milhões de euros, com um apoio total de 2,9 milhões de euros, com 85% de comparticipação FEADER e 15% de apoio do Orçamento do Governo Regional.

Relativamente à ajuda ao arranque da atividade, já foram apoiados 72 jovens agricultores, com um prémio total correspondente a 1,8 milhões de euros, com uma comparticipação FEADER no valor de 85% e 15% de apoio do Orçamento do Governo Regional.