Nova embalagem biodegradável pode ser o futuro da comida embalada

  • Jan 18
  • 0
  • admin

O material desenvolvido é biodegradável, sustentável e elimina micróbios prejudiciais ao seres humanos. Outra das vantagens deste novo material é a possibilidade de estender a vida útil dos alimentos em dois a três dias.

Este novo material é feito a partir de uma zeína (um tipo de proteína de milho), amido e outros biopolímeros de origem natural, infundidos com um conjunto de compostos antimicrobianos naturais, que incluem óleo de tomilho e ácido cítrico.

Nas teste laboratoriais, quando expostas a um aumento de humidade ou enzimas de bactérias nocivas, as fibras da embalagem demonstraram libertar os compostos antimicrobianos naturais, eliminando bactérias perigosas que contaminam os alimentos (e os huamnos), como E.coli, listeria e outros fungos.

Como os compostos combatem qualquer bactéria que cresça na superfície da embalagem, bem como no próprio produto alimentar, tem potencial para ser usado numa grande variedade de produtos, incluindo alimentos prontos, carnes cruas, frutas e vegetais.

Esta descoberta nasce da colaboração entre a NTU-Harvard T.H. Chan School of Public Health Initiative for Sustainable Nanotechnology (NTU-Harvard SusNano), que trabalham em conjunto para desenvolver soluções de ponta na agricultura e alimentos, com ênfase no desenvolvimento de nanomateriais não-tóxicos e ambientalmente seguros.