O futuro da fermentação do vinho em português

  • Jan 25
  • 0
  • admin

 

A engenheira civil Tatiana Sá Marques desenvolveu uma inovadora cuba de fermentação e armazenamento de vinho 100% portuguesa.

Com inspiração nas ânforas e kvevris, que eram utilizados pelos gregos, romanos, persas e etruscos para fermentar e armazenar vinho, esta cuba de betão conta com tecnologia, design e materiais portugueses.

O “controlo de temperatura e a micro-oxigenação suave são, afirmou a engenheira, que é cofundadora e gestora executiva da WiseShape, em declarações à agência Lusa “apenas algumas das vantagens enológicas mais visíveis garantidas pela inércia térmica e porosidade do betão”. Adiantou também que o design da cuba garante que “não existem zonas mortas nem efeito de ‘curto-circuito’ na movimentação de líquido ou massas vínicas no processo de remontagem”.

Tatiana Sá Marques lamenta que, num país com tanta tradição e prestígio na produção de vinho, nunca se tenham desenvolvido equipamentos e tecnologia para o sector vínico. A sua invenção veio permitir colmatar essa falha. “A nova cuba de vinho em betão é destinada ao segmento de vinhos de qualidade superior e ‘premium’ e compete diretamente com as mais avançadas soluções internacionais” .

Esta solução inovadora teve em linha de conta o custo de produção e o preço final, destaca a engenheira portuguesa: “A minha família está ligada quer à engenharia, quer à produção e comercialização de vinhos de qualidade, pelo que o equilíbrio entre investimento e rentabilidade fez sempre parte da minha realidade. Por essa razão, foquei-me em desenvolver uma tecnologia que permitisse acrescentar qualidade a vinhos ‘premium’ – na fermentação e no armazenamento – sem que simultaneamente o cliente perdesse rentabilidade e pudesse encurtar o retorno do investimento”

Este novo equipamento pode receber vinhos tintos, brancos, verdes e rosés e está já a operar na Quinta Valle Madruga, em Valpaços.  Tatiana Sá Marques confia que “em breve, estará também instalada nos maiores e mais prestigiados produtores de vinho de Portugal”.