O que fazer com as embalagens de bebidas?

  • Dez 14
  • 0
  • admin

O fórum foi aberto por Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, que colocou em evidência a importância dos vários projeto-pilotos em curso numa realidade que se “assemalha a um quadro em branco por preencher”.

Nos painéis que se seguiram foram apresentados vários projetos que já estão no terreno, em Portugal e nos estrangeiro. Entre os participantes estiveram a Sonae MC, a Jerónimo Martins, o Lidl, a Auchan, a Mercadona e o DIA. Também marcaram presença a Câmara Municipal de Cascais e a Câmara Municipal de Mafra, assim como representantes do projeto Bebidas+Circulares e a Associação CDR Portugal.

Nos temas em debate destaque para o painel “A experiência dos projetos-piloto: principais impactos na distribuição”, onde foram apresentados vários dos projetos que existem em Portugal.

No painel “Visão sobre as linhas orientadoras do futuro sistema de depósito”, a recém criada Associação SDR Portugal (que junta a Coca-Cola, Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, Unilever, Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce e SonaeMc) apresentou a sua proposta para o futuro sistema de depósito a implementar em Portugal, no qual pretendem ser a entidade gestora.

No último painel do fórum debateu-se o mercado de RVM (Reverse Vending Machines), com vários fabricantes de máquinas usadas em outros SDR europeus a demonstrarem o leque de máquinas existentes no mercado.

Esta foi uma iniciativa da APED que assim contribuiu para fortalecer o debate sobre o sistema de depósito das embalagens de bebida.