PLANO NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Plano Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) estabelece seis metas de redução para 2020, entre elas a redução em 10% da média de açúcar presente nos principais fornecedores alimentares. Propõe-se, também, a atingir cinco objetivos no sentido de completar estas metas.
Estes objetivos têm uma base comum de educação do consumidor e ações transversais ao setor público e privado para uma maior disponibilidade de produtos mais equilibrados nutricionalmente.

 

Objetivos Gerais do PNPS:

Aumentar o conhecimento sobre os consumos alimentares da população portuguesa, seus determinantes e consequências;

Modificar a disponibilidade de certos alimentos, nomeadamente em ambiente escolar, laboral e em espaços públicos;

Informar e capacitar para a compra, confeção e armazenamento de alimentos saudáveis, em especial nos grupos mais desfavorecidos;

Identificar e promover ações transversais que incentivem o consumo de alimentos de boa qualidade nutricional de forma articulada e integrada com outros setores, nomeadamente da agricultura, desporto, ambiente, educação, segurança social e autarquias;

 

Melhorar a qualificação e o modo de atuação dos diferentes profissionais que pela sua atividade, possam influenciar conhecimentos, atitudes e comportamentos na área alimentar.