A Agricultura, a Alimentação e o Ambiente são as três grandes áreas temáticas do Ensino Agrário. A sua importância vital está cada vez mais na ordem do dia, a todos níveis: ciência, governação e opinião pública.
As instituições de Ensino Agrário têm a missão de formar os profissionais que a importância, a complexidade e a constante evolução destas três áreas exigem. Por estas razões, sentem uma constante necessidade de melhorar, diversificar e reajustar a sua atividade de Ensino e Formação.
Nessa medida, as Jornadas Técnicas, inseridas nas comemorações de uma efeméride do Ensino Agrário – 130 do Ensino Agrário comemorados este ano pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, têm como objetivo reforçar a sensibilização de toda a comunidade para a importância deste ensino e sugerir linhas de orientação para o mesmo no horizonte próximo de 2030.
As Jornadas vão desenvolver-se numa sequência de três painéis, cada um constituído por uma palestra introdutória e uma mesa redonda.
O primeiro painel procura traçar o panorama atual e as perspetivas de evolução próxima dos desafios e recursos dentro de cada uma das três grandes áreas.
Com o segundo painel, vai-se procurar definir não só os perfis profissionais dos técnicos que os cenários anteriormente traçados exigem, mas também os conhecimentos e competências a conferir a toda a comunidade em áreas vitais para todos e em que todos podem contribuir.