Sogrape desenvolve plataforma de previsões climáticas para o vinho (com áudio)

  • Jun 14
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 8 de junho de 2022. Leia o original aqui.

 

A Sogrape foi a única entidade do setor vitivinícola europeu e também a única empresa portuguesa a participar no projeto europeu.

Já está em funcionamento a plataforma que irá ajudar o setor agrícola a enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas e que contou com a cooperação da Sogrape.

Em comunicado a Sogrape diz que a ferramenta foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu Med-Gold. A nova plataforma permite aceder ao histórico e previsões climáticas, para uma melhor gestão das principais culturas do Mediterrâneo, como vinha, olival e trigo duro.

A Sogrape foi a única entidade do setor vitivinícola europeu e também a única empresa portuguesa a participar no projeto, contribuindo para orientar o conhecimento dos parceiros científicos para a criação de serviços que permitissem o acesso a dados históricos, não só climáticos, como de cultura.

Numa altura em que o clima se tornou um fator principal de condicionamento da rentabilidade da atividade agrícola, o Med-Gold é um projeto da União Europeia que visa a melhoria de prognósticos e de planeamento da gestão agrícola, da economia de recursos como combustíveis ou água e, ainda, da redução do uso de pesticidas, contribuindo para a redução do aquecimento global e para o desenvolvimento sustentável do setor.

De acordo com António Graça, o Diretor de Investigação & Desenvolvimento da Sogrape, “a participação no Med-Gold foi uma excelente oportunidade para confirmar o grande impacto que o clima tem no setor vitivinícola e especificamente no sabor e valor do vinho”.

“Este tipo de ferramentas é fundamental para que os gestores agrícolas possam continuar a tomar as decisões certas para que a videira cresça e produza a melhor qualidade possível numa situação de crescente alteração climática”, acrescenta o Diretor de Investigação & Desenvolvimento da Sogrape.