União Europeia financia fábrica em São Tomé e Principe

  • Fev 17
  • 0
  • admin

 

A UE vai investir um milhão de euros em fábrica de tratamento de pimenta, para garantir o cumprimentos das normas de higiene e segurança alimentar para o mercado internacional.

A infraestrutura vai beneficiar a Cooperativa de Produção e Exportação de Pimenta e Baunilha Biológica (Cepiba), que desenvolve o seu trabalho no âmbito do projeto de apoio às fileiras agrícolas de exportação, tendo recebido um financiamento de seis milhões de euros da UE. Este projeto é executado pelo Instituto Marquês de Vale Flor, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

“Com as novas instalações a Cepiba poderá absorver a totalidade da produção da pimenta dos seus associados, algo que não era possível até à data pela falta de espaço, infraestruturas de apoio para transformação e armazenamento”, disse David Morucci, da embaixada de UE para São Tomé e Príncipe.

Ainda segundo David Morucci, “além de aumento da capacidade de transformação de maiores volumes de pimenta, a Cepiba poderá garantir durante o processo o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar que são essenciais para a comercialização e a valorização deste produto de excelência de São Tomé e Príncipe no mercado internacional”.

“A União Europeia apraz-se com este apoio que contribui para a implementação dos planos nacionais do desenvolvimento da República de São Tomé e Príncipe que definem como um dos seus principais objetivos o aumento da produção e diversificação das cultivações alimentares e a expansão da cultivação de exportação”, disse David Morucci.

O ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Principe afirmou que “esta unidade de preparação tem imensa importância para todos”, e assegurou que o Governo está disposto “a criar condições para garantir a qualidade”, mas “a quantidade e regularidade dependem dos produtores de pimenta”.