World Disco Soup Day em Portugal

  • Abr 16
  • 0
  • marcelo

Anualmente são enviados para o lixo 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos para o lixo, cerca de um terço dos alimentos destinados ao consumo humano. Para combater este paradoxo a Slow Food Youth Network criou o World Disco Soup Day, um evento inovador organizado à escala mundial.

 Em 2018, Portugal junta-se pela primeira vez a esta iniciativa, com a cidade de Arcos de Valdevez a servir de cenário deste evento mundial por terras lusas.

Muita música e dança darão muito movimento a esta iniciativa, que desafia os participantes, supermercados, produtores e todos que se queiram associar, a recolher e cozinhar alimentos em fim de prazo, “feios”, ou que não estão conformes com os padrões de calibre, estéticos ou comerciais para depois serem partilhados com os restantes convivas.

“Existindo no município de Arcos de Valdevez quatro produtos que integram a “Ark of Taste” da Slow Food Foundation for Biodiversity, este é o momento para apelar também à produção e consumo sustentáveis, à conservação da agrobiodiversidade e à alimentação saudável”, lê-no site da iniciativa.

Em simultâneo com o World Disco Soup Day vai decorrer o mercado da terra no complexo etnográfico da Porta do Mezio, já no próximo dia 28 de abril’2018. Mais informações e inscrição aqui.

Fonte: Green Savers