Secretário de Estado do Mar pede concertação para desenvolver oceano

  • Set 20
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 14 de setembro de 2022. Leia o original aqui.

 

O governante salientou que quer a Madeira quer o país estão alinhados nos compromissos nacionais e internacionais ligados à área do mar e dos oceanos. A transformação dos transportes marítimos e a área da alimentação foram alguns dos desafios identificados por José Maria Costa.

O secretário de Estado para os assuntos marítimos, José Maria Costa, pediu um esforço de concertação social para o desenvolvimento do oceano.

“Temos de envolver todas as áreas neste objetivo desde a economia, empresas e a administração”, disse o governante durante a conferência “MPA das Ilhas Selvagens: Um catalisador para uma economia azul sustentável”, que se realizou no Funchal.

O governante pediu um trabalho conjunto de concertação social para atingir esse objetivo.

O secretário de Estado destacou o trabalho que tem sido feito em Portugal no que diz respeito à investigação ligada à área do mar e do oceano, e salientou a importância do país possuir um espaço de excelência e de experimentação de novas tecnologias.

“O mar e o oceano são um novo território”, referiu o governante.

O secretário de Estado sublinhou ainda o “extraordinário trabalho” da investigação e dos centros de pesquisa e desenvolvimento.

Entre as áreas que o governante considerou fundamentais desenvolver estiveram a transformação do transporte marítimo. “Cerca de 90% de todas as componentes de trading internacional são feitas através do oceano”, disse José Maria Costa.

Outro dos desafios passa pela capacidade de dar resposta na área alimentar, acrescentou o governante, que sublinhou que quer a Madeira, quer o país, estão alinhados nos compromissos internacionais e nacionais no que diz respeito às áreas do oceano e do mar.