A indústria alimentar no contexto da indústria 4.0

  • Mai 3
  • 0
  • marcelo

Numa altura em que vivemos a chamada 4ª Revolução Industrial, ou indústria 4.0, a digitalização e/ou integração de tecnologia veio alterar o modo como vivemos, trabalhamos e como nos relacionamos. Veio transformar sistemas de produção, gestão e governança.

A automação, digitalização, robótica, IOT (Internet of Things), IA (Inteligência Artificial), tecnologias como o wi-fi, Bluetooth, Cloud Computing ou impressão 3D são instrumentos para aquilo que é a industria 4.0, ou seja, são os meios para a integração de informação na cadeia de valor, melhorando a eficiência no processo de produção e obtendo produtos e serviços de qualidade superior.

A indústria agroalimentar enfrenta desafios muito concretos na conversão à indústria 4.0 pelo facto de ser constituída maioritariamente por micro, pequenas e médias empresas, com diferentes graus de desenvolvimento e apetência para a tecnologia, e também porque opera em processos que podem dificultar um planeamento em que as tecnologias disponíveis sejam integradas para se obter um circuito contínuo de produção e integração.

É necessário investir no desenvolvimento das áreas de segurança alimentar e qualidade, como por exemplo a utilização de sensores inteligentes e de tecnologias de produção inteligentes que permitem a identificação e rastreabilidade de toda a cadeira de abastecimento.

Pela sua importância no setor agroalimentar, Indústria 4.0 é uma das categorias do Food & Nutrition Awards, introduzida pela primeira vez na edição do ano passado. Estamos muito expectantes com as candidaturas deste ano, esperando que sejam representativas da aposta do setor na integração da tecnologia nos seus processos.

As candidaturas à categoria ” Indústria 4.0″ encontram-se abertas. 

Saiba mais aqui. 

 

Deolinda Silva 
Executive Director – PORTUGAL FOODS