AdC sanciona Auchan, Modelo Continente, Pingo Doce e fornecedor comum por fixação de preços

  • Set 16
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 14 de setembro de 2022. Leia o original aqui.

 

A AdC sancionou as três cadeias de supermercados bem como o fornecedor comum de bebidas alcoólicas e um responsável desta empresa, por terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor dos produtos daquele fornecedor. A coima total ultrapassa os 5,6 milhões de euros.

A Autoridade da Concorrência (AdC) fez saber esta quarta-feira que sancionou três sancionou três cadeias de supermercados – Auchan, Modelo Continente e Pingo Doce – bem como um fornecedor comum de bebidas alcoólicas (Active Brands/Gestvinus) e um responsável dessa empresa. Em causa está um esquema de fixação de preços de venda ao consumidor (PVP) dos produtos desse fornecedor. As coimas atribuídas ultrapassam os 5,6 milhões de euros.

A investigação conduzida, esclarece o comunicado da AdC, permitiu concluir que as empresas de distribuição que participaram no esquema asseguraram o alinhamentos dos preços de retalho nos seus supermercados mediante contactos estabelecidos através do fornecedor em comum, sem que houvesse dessa forma necessidade de comunicarem diretamente entre si.

A prática, diz o regulador, “elimina a concorrência, privando os consumidores da opção de melhores preços” e assegurando ao mesmo tempo “melhores níveis de rentabilidade para toda a cadeia de distribuição”, que inclui não só as cadeias de supermercados como o fornecedor.

Já na passada sexta-feira, o Jornal Económico avançava que o Governo tinha pedido à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para investigar a existência de eventuais ganhos excessivos das empresas de distribuição, em virtude de várias queixas sobre as subidas dos preços praticados por várias cadeias de supermercados e outras retalhistas.