AHRESP cria bolsa de emprego para facilitar recrutamento às empresas do sector

  • Mar 15
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 9 de março de 2022. Leia o original aqui

 

Segundo o mais recente inquérito da AHRESP, relativo a janeiro de 2022, 52% das empresas da restauração e 28% do alojamento referiram que tiveram de adiar investimentos por terem dificuldades em contratar.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lançou esta quarta-feira, 9 de março, uma bolsa de emprego, cujo objetivo é ajudar as empresas do sector a encontrarem colaboradores, numa altura em que se aproximam as épocas de maior movimento (época alta).

“A falta de recursos humanos disponíveis para trabalhar nos sectores da restauração e similares e do alojamento turístico é um problema para o qual a AHRESP tem vindo a alertar desde há muito tempo”, afirma a associação em comunicado.

Antes da pandemia, a AHRESP analisou os problemas com a falta de mão de obra no sector e concluiu que seriam necessários 40 mil trabalhadores para responder às necessidades das empresas. Chegada a pandemia, a associação revelou que o problema agravou-se e que, para tal, terá “contribuído a transferência de muitos dos nossos trabalhadores para outras atividades económicas, onde permaneceram”.

Segundo o mais recente inquérito da AHRESP, relativo a janeiro de 2022, 52% das empresas da restauração e 28% do alojamento referiram que tiveram de adiar investimentos por terem dificuldades em contratar.

“O sector enfrenta assim um grave problema de recursos humanos, que pode condicionar a nossa retoma económica. Assim, para tentar minimizar a enorme escassez de profissionais que as empresas do canal HORECA estão a sentir, a AHRESP está a desenvolver o projeto Bolsa de Emprego, que faz em simultâneo o levantamento das necessidades de recrutamento dos nossos associados e a recolha e partilha de Curricula Vitae/informações de pessoas interessadas em trabalhar no nosso sector com essas empresas”.

A AHRESP irá estar presente com o projeto na ‘Bolsa de Empregabilidade do Turismo 2022’ em Lisboa (BTL) nos próximos dias 18 e 19 de março, e no Porto (Palácio da Bolsa), no dia 6 de abril.