Anadia recebe mostra de espumantes em maio

  • Fev 7
  • 0
  • admin

 

 

O evento “Aqui na Barraida” regressa nos dias 7 e 8 de maio para “celebrar os vinhos, a gastronomia e a cultura bairradina”.

O evento, promovido pela Comissão Vitinícola da Bairrada (CVB) quer dar palco a um dos ex-libris da região e promover os produtos locais. “Pretendemos que esta seja a maior mostra de vinhos espumantes da região, trazendo à região, em dois dias, quem queira provar o que de melhor se faz em termos de produtos vínicos, mas também em termos de sabores. Por isso, integramos nessa mostra os pastéis de Águeda, os pastéis de Tentúgal, o leitão ou as iscas de leitão”, destaca Pedro Soares, presidente da CVB em declarações à Lusa..

O responsável sublinha que “não tínhamos a certeza de conseguir fazer um evento onde o contacto e a prova de vinhos é constante, por termos de ser prudentes. Mas, nesta altura, acreditamos que já se vislumbra um bocadinho de luz ao fundo do túnel e, cumprindo todas as exigências necessárias, contamos ser possível realizar este evento”.

Pedro Soares sublinha ainda que, na segunda edição deste evento, no distrito de Aveiro, os produtores irão pôr à prova grandes referências e os seus mais recentes rótulos de espumantes, brancos, rosés e tintos, todos com certificação de Denominação de Origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico.

O evento  que dar a conhecer aos visitantes “todo o potencial existente na região”. Para isso terá provas comentadas e “vinhos mais exclusivos”.  “Queremos incentivar a visita aos nossos produtores, para poderem falar com eles, conhecerem os seus produtos e tirarem dúvidas”, acrescentou.

A mostra ‘Aqui na Bairrada’ terá lugar no Pavilhão de Desportos de Anadia, sendo a entrada livre. Os visitantes podem adquirir o copo oficial da Bairrada por três euros para participar nas provas de vinhos e espumantes presentes na mostra de vinhos.

O presidente do  CVB acredita que “nos dois dias do evento, teremos mais de cinco mil pessoas. Queremos que as pessoas voltem a ter o hábito de visitar a região, pois é a melhor forma de valorizarmos os produtos endógenos e a economia local”.

Este evento conta com  o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.