APROLEP protesta com vacas no Marquês de Pombal

  • Jan 21
  • 0
  • admin

A iniciativa é um protesto da APROLEP, que representa os produtores de leite. A associação acusa os políticos de abandonarem os produtores de leite. Segundo o comunicado da associação, o ano passado ficou marcado por “aumentos brutais” nos custos da alimentação para as vacas, assim como da energia e dos adubos. Explicam ainda que nem o aumento do preço do litro de leite foi suficiente para compensar o aumento dos custos de produção.

Ainda de acordo com os produtores, as medidas do Plano Estratégico da PAC ignoram as dificuldades do sector e são desadequados às necessidades dos produtores. Avisa a associação que todos os anos cerca de 200 leiteiros abandonam a atividade, o que poderá levar ao desaparecimento do sector.

Por fim, deixam um apelo ao Governo que sair das eleições de 30 de janeiro: “É essencial que o novo Governo seja capaz de criar rapidamente um observatório dos custos de produção e um mecanismo capaz de atualizar os contratos e indexar o preço do leite a esses custos e ao preço comunitário, sem que seja preciso os agricultores estarem constantemente a manifestar-se, deixando o seu trabalho para colocar vacas ou tratores em Lisboa.”

Indiferentes a este debate, as vacas de cartão continuam a pastar no Marquês de Pombal, perante o habitual trânsito e na atual campanha eleitoral.