Comissão Europeia lança Centro de Conhecimento para lutar contra fraudes Alimentares

  • Mar 21
  • 0
  • marcelo

A Comissão Europeia lançou o Centro de Conhecimento para melhorar a qualidade dos alimentos e reforçar a luta contra a fraude alimentar. O Centro de Conhecimento, uma rede constituída por peritos internos e externos da Comissão Europeia, vai dar apoio aos responsáveis políticos da União Europeia e às autoridades nacionais, partilhando e facultando o acesso a conhecimentos científicos atualizados em matéria de fraude alimentar e de qualidade dos alimentos, e será gerido pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia.

A Comissão Europeia salienta que as preocupações com possíveis fraudes alimentares e com a qualidade dos alimentos minam a confiança dos consumidores e prejudicam toda a cadeia de abastecimento alimentar na Europa, desde os agricultores aos retalhistas.

O Centro de Conhecimento sobre a Fraude Alimentar e a Qualidade dos Alimentos vai coordenar as atividades de fiscalização do mercado, por exemplo, em matéria de composição e propriedades organoléticas dos alimentos fornecidos com a mesma embalagem e marca em vários mercados da União Europeia. A rede irá ainda operar um sistema de alerta precoce e informação para a fraude alimentar: através do acompanhamento dos meios de comunicação social e da disponibilização destas informações ao público em geral, esperando uma ligação entre os sistemas de informação dos Estados-membros e da Comissão; gerando conhecimentos específicos a cada país; fazendo, entre outras coisas, o levantamento das competências e infra-estruturas laboratoriais nos Estados-membros.

 

Fonte: Público