Confederação de Agricultura diz que situação difícil no sector exige o reforço do Ministério da Agricultura

  • Fev 10
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 4 de fevereiro de 2022. Leia o original aqui

 

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) referiu a situação que “difícil no sector exige o reforço do Ministério da Agricultura”, esta sexta-feira.

“Perante as dificuldades crescentes que afetam o sector agrícola, a CNA considera imprescindível o reforço do Ministério da Agricultura, de forma a defender os rendimentos dos agricultores e da agricultura familiar e a garantir o acesso dos cidadãos a uma alimentação de qualidade”, diz a confederação.

Segundo a CNA “os abusos da grande distribuição alimentar e da indústria da madeira que pressionam em baixa os preços pagos aos agricultores e produtores florestais, o envelhecimento do tecido agrícola e a desertificação humana das zonas rurais, a que agora se somam dificuldades devido à seca, são problemas que é urgente resolver”.

“Ao mesmo tempo, as grandes implicações da PAC na agricultura nacional e na vida dos agricultores também recomendam uma presença nacional especificamente clara e forte no contexto da PAC e da União Europeia (UE)”, aponta a Confederação.

Para a CNA “uma resposta eficaz só é possível com um Ministério da Agricultura reforçado, que abranja as áreas da floresta e do desenvolvimento rural, e com competências, meios e recursos humanos necessários para apoiar o trabalho e a gestão das explorações agrícolas familiares em todo o território nacional”.

“As políticas nacionais dos anteriores Governos e as da UE têm provocado o agravamento dos problemas no sector e levado à eliminação de milhares explorações agrícolas, sobretudo da agricultura familiar”, aponta a representante dos agricultores.

Segundo a CNA “os abusos da grande distribuição alimentar e da indústria da madeira que pressionam em baixa os preços pagos aos agricultores” têm sido problema.