Conselho da UE aprova plano para proteger a cadeia de abastecimento

  • Jan 4
  • 0
  • admin

A pandemia da Covid-19 evidenciou algumas fragilidades da União Europeia em assegurar a livre circulação de alimentos entre estados membros, assim como em garantir o abastecimento para todo o espaço europeu. Vários países adotaram medidas isoladas à crise, colocando entraves a uma resposta conjunta da UE.

Para prevenir que a situação se volte a repetir, a Comissão Europeia apresentou um plano de contingência, cujas conclusões foram aprovados pelo Conselho da UE no passado mês de desembro. O Ministro da Agricultura da Eslovénia, Jože Podgoršek, que tem atualmente a presidência do Conselho, afirmou que “estas conclusões refletem o compromisso dos estados membro na salvaguarda da cadeia de abastecimento contra potenciais ameaças. Construindo sobre as lições aprendidas durante a pandemia, nós podemos assegurar que a nossa resposta a crises futuras é coordenada a nível europeu e permitirá a continuação da circulação de pessoas, bens e serviços através das fronteiras”.

O Conselho da UE congratulou o plano de contingência, reconhecendo que os atuais mecanismos, embora tenham permitido mitigar os piores efeitos da pandemia, foram insuficientes. Os ministros sublinharam a importância de, mesmo em casos de crise, manter a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capital e defenderam a criação de um mecanismo permanente que supervisione o nível de preparação da Europa para responder a uma ameaça à segurança alimentar.

Por fim, o Conselho sublinhou a importância de um comunicação efetiva com os stakeholders e o grande público para combater a desinformação e manter a confiança da sociedade.