Continente comprou 750 toneladas de legumes aos produtores madeirenses em 2021

  • Jun 13
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 6 de junho de 2022. Leia o original aqui.

 

Os principais produtos que se destacam na produção regional na área de legumes são couves, semilha, batata doce, alface, pepino e tomate, que se tem vindo a afirmar cada vez mais como uma cultura que se produz na Ilha.

O lançamento da Academia Clube de Produtores Madeira e a renovação do protocolo com a Secretaria Regional da Agricultura foram as grandes novidades do encontro anual do Clube de Produtores Continente (CPC) com produtores regionais de frutas e legumes, que juntou, no dia 2 de junho, os cerca de 20 produtores locais da Madeira, a quem o Continente comprou 750 toneladas em 2021.

“O futuro… está na produção regional” foi o tema do Encontro que decorreu no Entreposto de Água de Pena, e contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, e a presidente do CPC, Ondina Afonso.

A Academia do Clube de Produtores Continente, que será agora alargado à Madeira, é uma iniciativa pioneira que congrega produtores, investigadores do panorama científico nacional e equipas da MC Sonae, onde o objetivo é reforçar as parcerias estratégicas e de incorporação de conhecimento junto dos produtores, com o objetivo de capacitá-los, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e de excelência e que possam ir ao encontro das necessidades dos clientes do Continente.

“Vamos já na quinta edição da Academia e queremos para o último trimestre deste ano lançar a Academia do Clube de Produtores Madeira, com um programa totalmente adaptado à realidade dos nossos produtores regionais” explicou Ondina Afonso.

A responsável do CPC salienta que o protocolo com a Secretaria Regional da Agricultura visa “promover uma maior integração entre a produção e a distribuição, apoiando os produtores e estruturando a produção em torno de necessidades efetivas de mercado de que resultem maiores benefícios sociais, económicos e ambientais”.

Os principais produtos que se destacam na produção regional na área de legumes são couves, semilha, batata doce, alface, pepino e tomate, que se tem vindo a afirmar cada vez mais como uma cultura que se produz na Ilha.

Segundo Ondina Afonso “anualmente certificamos que os nossos produtores cumprem com um conjunto de indicadores de qualidade, segurança alimentar, ambientais, de responsabilidade social e de bem-estar-animal. Acreditamos que qualquer produtor que cumpra com os nossos referenciais está apto a responder aos desafios emergentes”.