Davvero, realmente a sério

  • Ago 8
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 30 de julho de 2022. Leia o original aqui.

 

Ali, para os lados das Amoreiras, abriu portas há pouco mais de dois meses o restaurante Davvero, inserido no projeto turístico-hoteleiro Sublime, que tem dado cartas na Comporta.

Ali, para os lados das Amoreiras, abriu portas há pouco mais de dois meses o restaurante Davvero, inserido no projeto turístico-hoteleiro Sublime, que tem dado cartas na Comporta. Pretende-se homenagear os restaurantes clássicos italianos, o mesmo é dizer aliar o design ao conforto. Desafio superado com distinção.

Neste espaço aprazível, a que auguramos um futuro promissor, as honras da casa vão para o chef Isaac Kumi, após uma vida dedicada à cozinha italiana, que o levou a viajar pelo mundo abrindo restaurantes Cipriani, onde trabalhou ao lado de alguns dos mais conceituados chefs italianos. Trabalha aqui sob a alçada do chef executivo do Grupo Sublime, Hélio Gonçalves, um convicto defensor dos sabores e da gastronomia portuguesas. Formado pela hotelaria de Lisboa, Hélio Gonçalves tem trabalhado em vários restaurantes com estrela Michelin. A sua carreira profissional estende-se por 15 anos, culminando no atual cargo.

O restaurante Davvero, localizado na Rua Artilharia 1, é um dos cinco conceitos distintos na gastronomia oferecidos pelo Grupo Sublime e merece toda a nossa atenção.

Estivemos aqui a desfrutar de um jantar de nota superior, em que se nos notabilizou a iluminação q.b. e o toque cosmopolita do espaço, na vertente decorativa e não só.

Nas propostas comestíveis, foi um festim, de tal jaez que não vamos sobrelevar qualquer delas, não sejamos nós acusados de facciosismos.

Assim, aqui vai a lista completa do cardápio atual de almoços e jantares do Davvero, para que todos possam aproveitar a seu contento. Nas entradas, ou couverts, grissinis, brioche, pão branco, queijo Parmesão, azeitonas marinadas, vinagre balsâmico de Modena e azeite ‘Sublime’. No capítulo ‘Risi & Bisi’, tipo umas pré-entradas, temos croquetes de arroz e ervilhas, com Mozarela, creme de ervilhas e hortelã; ‘Bacallá Mantecato’ – uma brandade de bacalhau, acompanhada de polenta negra crocante; e ainda croquetes de novilho (‘Polpetta’).

Nas entradas, ‘Insalata de Castel Franco’ – alface orgânica, grão-de-bico, tomate, cebola roxa, feijão verde, Mozarela, manjericão, vinagrete de mel e limão; e um prato de queijo (‘Formaggio Mediterrâneo’), com Gorgonzola DOP [Denominação de Origem Protegida], Brie, Manchego e queijo de cabra, taambém disponível na área protegida das sobremesas. Mas também uma burrata fresca de búfala, com pesto genovês e tomate cereja assado; ‘Il Nostro Carpaccio’, de carne do lombo, com molho de queijo Parmesão; a ‘Battuta di Carne’ – tártaro de novilho, ovo de codorniz e trufa negra -; ‘Prosciutto Da San Danielle DOP’ (presunto curado italiano); e tártaro de atum com creme de abacate.

Nos primeiros pratos, as alternativas podem recair entre a sopa do dia; taglioni gratinado com cogumelos; spaghetti de Gragnano, queijo pecorino e pimenta preta moída; spaghetti ou spaghettoni de Gragnano com amêijoas; risoto negro de choco; gnocchi caseiro de beterraba com molho Gorgonzola; e tagliatelle caseira fresca com estufado de novilho e porco ibérico.

Nos segundos pratos, ‘Melanzane alla Parmigiana’ – beringela, queijo Parmesão, molho de tomate, Mozarela e manjericão; ‘Branzino’ – tranche de robalo de mar grelhado, claponata, molho de alcaparras e limão; linguado grelhado, mistura de brócolos, molho de fumet e limão; salmão grelhado, outra mistura de brócolos e molho de ovas de salmão; escalopes de vitela, ao molho de limão, com puré de trufas; entrecôte de novilho, batata frita e companhia de molho ‘Grenolata’. E ainda bife do lombo, cenoura e batata baby, com molho Gorgonzola; além de costeleta de porco panada, frita em manteiga clarificada, com rúcula e tomate cereja.

Nas sobremesas, outros prazeres com tiramisú; tarte de chocolate; tarte de limão, gelado de baunilha, avelã crocante e creme de pistacho; torta meringa – pão-de-ló, merengue italiano e chantilly de baunilha ou um prato de frutas da época. Há ainda menus de pequeno-almoço, de bar, snack-bar e outdoor, para servir na esplanada fronteira.

A carta de vinhos, com opção a copo ou de garrafas magnum, inclui quase 120 referências entre brancos, tintos, rosés, espumantes e espirituosos, com predominância de produtores portugueses e italianos. A oferta do Davvero passa ainda por cocktails especiais ao domingo, assim como por pratos mais ligeiros, das 12h30m às 16h, incluídos no pacote ‘Bellini Brunch’. O Davvero recomenda-se, realmente a sério.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor