Docapesca lança novo investimento no Porto da Póvoa de Varzim

  • Fev 10
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 4 de fevereiro de 2022. Leia o original aqui

 

Os investimentos anunciado pela empresa estatal ao longo de 2021 agregaram mais de 2,7 milhões de euros. A intervenção agora anunciada pala a Póvoa não vai além dos 52.500 euros.

A Docapesca – Portos e Lotas, entidade do sector empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar que tem como objeto a exploração de portos de pesca e lotas, lançou um concurso para a reabilitação do cais de descarga e de atracação no porto de pesca da Póvoa de Varzim, revelou em comunicado

“O procedimento concursal representa um investimento de 52.500 euros e visa a instalação de 30 novas defensas nos cais de descarga de pescado e de estacionamento de grandes embarcações no porto de pesca da Póvoa de Varzim. Devido à sua antiguidade, às condições agressivas em que estão inseridas e ao embate constante dos navios que aportam no porto de pesca, a intervenção pretende repor as devidas condições de segurança para as manobras de acostagem e estacionamento das embarcações”.

Por outro lado, diz ainda o texto, “as intervenções nos Estaleiros Navais da Azurara encontram-se concluídas e comportaram a reabilitação da infraestrutura de alagem de embarcações, assim como a reabilitação da casa das máquinas, representando um investimento global de cerca de 395 mil euros. A primeira reabilitação incidiu sobre o plano inclinado, atuando na zona não permanentemente submersa da infraestrutura e pretendeu repor as melhores condições nos elementos de betão armado que suportam o sistema de alagem das embarcações”.

A política de investimentos da Docapesca este muito ativa ao longo de 2021. Assim, em agosto passado, a empresa anunciou o lançamento de dois concursos para a substituição do quebra-mar destacado do porto de pesca de Esposende e para a reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado de Vila do Conde, com as duas intervenções a ultrapassarem os 900 mil euros de investimento.

Ao mesmo tempo, a Docapesca lançou dois concursos para a requalificação da lota de Peniche e para uma dragagem de manutenção da bacia de manobra do cais de aprovisionamento do porto de pesca da Figueira da Foz, obras que representavam um investimento superior aos 400 mil euros.

Em maio, a empresa anunciava investimentos de cerca de 315 mil euros na melhoria das condições do porto de pesca de Peniche, depois de, no primeiro mês do ano passado, ter revelado uma verba de 1,2 milhões de euros na construção de edifícios de apoio ao centro de pesca no porto de Sesimbra.

No total de 2021, estes projetos agregaram investimentos que ultrapassaram os 2,7 milhões de euros.