Exportações de vinhos em crescimento

  • Jan 14
  • 0
  • admin

O Ministério da Agricultura anunciou em comunicado os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que revelam um aumento das exportações de vinho.

Entre janeiro e novembro de 2021 as exportações registaram um crescimento de 3,8% em volume, de 8,6% em valor e de 4,6% em preço médio, em comparação com o período homólogo.

Para este resultado os vinhos da Região Demarcada do Douro tiveram um desempenho essencial, registando um aumento de 11% de exportações, em quantidade, e de 18%, em valor, aproximando-se dos 547 milhões de euros. Novembro revelou-se um mês especialmente positivo, com as exportações a atingirem os valores mais altos desde 2019.

França, EUA, Reino Unido, Brasil e Alemanha são os principais mercados para os vinhos produzidos em Portugal.

“Os vinhos portugueses têm revelado uma evolução notável, em grande parte impulsionada pelas exportações. Os dados agora divulgados pelo INE vêm sublinhar isto mesmo, ao mesmo tempo que evidenciam a resiliência do setor”, Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura

“O Ministério da Agricultura tem apostado num acompanhamento próximo aos produtores e agricultores, definindo e implementando as medidas necessárias para lhes garantir previsibilidade e estabilidade, e queremos felicitá-los por estes resultados, que nos deixam muito satisfeitos”, afirmou ainda a Ministra.