Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 1 de fevereiro de 2022. Leia o original aqui.
Para o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier o crescimento deve-se ao aumento do consumo dos portugueses, conforme explicou ao “Diário de Notícias”.
Em 2021 as famílias portuguesas gastaram 10,6 mil milhões de euros nos super e hipermercados, o que representa mais 316 milhões de euros do que no período homólogo de 2020, um crescimento que se traduz num aumento de 3,1%, segundo dados dos Scantrends da NielsenIQ, citado pelo “Diário de Notícias”.
Para o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier o crescimento deve-se ao aumento do consumo dos portugueses e ao efeito inflação. “Este crescimento está assente no aumento de vendas líquidas. As pessoas estão a comprar mais”, afirmou Gonçalo Lobo Xavier.
“Continuamos a fazer um enorme esforço para acomodar [estes aumentos de custos], para sermos eficientes, mas é impossível não os refletir no preço de venda ao público. Estamos a ter crescimentos de custos da ordem dos 25 a 30% e, quando assim é, é toda a cadeia de valor que é impactada”, apontou.