FFA 2018 pede ação concertada entre ambiente e agricultura

  • Mar 28
  • 0
  • marcelo

Bruxelas foi esta terça-feira (27 de março) palco da 11ª edição do ‘Forum for the Future of Agriculture’ (FFA), uma organização da Syngenta e da European Landowners Organization (ELO). Sob o mote ‘Healthy Farming, Healthy Food, Healthy Future’, a edição deste ano reuniu cerca de 1200 pessoas para debater um futuro de ação concertada entre a agricultura e o ambiente por um planeta mais sustentável.

Janez Potočnik, Chairman do FFA, abriu o evento referindo que “precisamos de lideranças inspiradas para conseguir um futuro saudável, para transformar as nossas explorações agrícolas e modelos económicos e para criar mudanças reais no terreno que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Todos nós, desde os agricultores aos consumidores, aos políticos e líderes de negócios, precisamos de fazer parte desta disrupção positiva na nossa forma de pensar e nas ações que nos conduzirão para segurança alimentar e ambiental”.

Para além disso, o responsável afirmou que “não valorizamos o nosso capital ambiental, desvalorizamos a mão de obra e sobrevalorizamos os ganhos financeiros a curto prazo. Se queremos ser sustentáveis, devemos curar a doença e não apenas tratar os seus sintomas.” O Chairman do FFA terminou pedindo aos presentes para pararem “de fazer workshops e fotos de grupo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A mudança não vem de os colocarem como um anexo nos vossos relatórios anuais”.

 Veja mais em: VIDA RURAL