Filme sobre produtores de laranjas do Algarve exibido em várias festivais internacionais

  • Fev 23
  • 0
  • admin

 

“A Vida Laranja do Algarve”, realizado por Sebastiaan Opschoor conta a história de um grupo de agricultores biológicos que querem transformar o Algarve numa das principais áreas de produção biológica da Europa.

O filme foi exibido em festivais de cinema em Los Angeles, São Francisco, Los Angeles, Escócia e Inglaterra, e ganhou um Prémio de Mérito no Impact Docs Award.

Sebastiaan Opschoor em declarações ao portal Postal afirmou que “No Algarve encontra-se uma laranja surpreendentemente doce e suculenta, considerada uma das melhores do mundo. Mas a produção é atormentada pelo comércio, pela monocultura e pelo uso de pesticidas. Isso representa um perigo imediato para toda a vida ao seu redor. Atualmente, apenas cerca de 1% de todas as laranjas do Algarve são orgânicas. O Algarve fica para trás em relação às regiões do norte de Portugal, onde as vinhas e os produtores de azeitonas estão em rápida transição para a agricultura biológica”.

Ainda na opinião do realizador “esperamos que com este filme possamos inspirar outros agricultores orgânicos a mudar para a agricultura orgânica. Eles não precisam fazer uma reviravolta completa, mas se cada agricultor dedicar 10 a 25% de suas terras à agricultura orgânica, isso significará uma grande vitória. É também importante que os consumidores peçam laranjas biológicas nas lojas e nos mercados semanais de Portugal. Se houver procura, a oferta virá”.

“A Vida Laranja do Algarve” é foi produzido  por Matteo Rovetti da Algarve Food Experience e da Pash Marketing Agency. A pós-produção foi feita por Pim Gelevert na Holanda.

Em Portugal, “A Vida Laranja do Algarve” vai ser exibido no Canal Cultura, o canal de televisão em streaming que estará disponível online a partir de março deste ano.