Filmes de plástico feitos com extratos de cardo vale prémio europeu

  • Fev 2
  • 0
  • admin

 

A ideia de Fátima Duarte e Teresa Brás angariou 10 mil euros ao ser reconhecida no concurso EIT Jumpstarter 2021.

As investigadora do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) desenvolveram filmes de plástico biodegradáveis à base de extratos da planta de cardo. O plástico é muito usado na agricultura por ajudar na produtividade e na qualidade da fruta, assim como a um uso mais eficaz da água. Contudo o seu uso tem um enorme impacto ambiental, sobretudo como fonte de microplásticos, com grande impacto na água e no solo. O projeto, com o nome CynaraMulch, permite continuar a utilizar plástico, mas de formas mais sustentável e amiga do ambiente.

Esta esta ideia de negócio conquistou o terceiro lugar do concurso EIT Jumpstarter 2021, na categoria de matérias-primas, além de vencer o prémio EIT Jumpstarter – X-KIC Prize, destinado à ideia de negócio mais multissetorial, revelou o CEBAL, sediado em Beja.

Fátima Duarte, em comunicado enviado à agência Lusa, diz que os prémios “valorizam a dedicação e o conhecimento” que a equipa “tem vindo a criar no grupo de investigação nos últimos 10 anos” e reforçam o “objetivo de internacionalizar esta linha de investigação”. Acrescenta ainda que  “Podemos estar de mãos dadas com a primeira start-up do CEBAL, a primeira de muitas, assim espero”.

O EIT Jumpstarte é um programa de apoio à inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), promovido desde 2007. Nesta edição do concurso, participaram 548 equipas, incluindo a do CEBAL, pertencente ao grupo de investigação de “Compostos Bioativos” daquela unidade de investigação alentejana, que foi uma das 42 selecionadas para a final, realizada em dezembro.