Future Farm. “Carne do futuro” chega a Portugal

  • Mar 31
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Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 25 de março de 2022. Leia o original aqui

 

“O desafio da empresa ao entrar no mercado português passa não só por conquistar o paladar dos consumidores com os seus substitutos de carne à base de plantas, mas também entrar na cozinha e receitas portuguesas”, assumem os responsáveis da Future Farm.

A Future Farm, empresa alimentar que “utiliza tecnologia de ponta para criar carne de origem vegetal com o mesmo sabor, textura e suculência da carne de origem animal”, acaba de chegar a Portugal.

“Com a inovação e o propósito de mudar a forma como as pessoas comem como pilares, a marca acredita é possível revolucionar a indústria alimentar sem prejudicar o planeta”, destaca um comunicado da empresa.

A Future Farm chega a Portugal com uma nova carne que não é de origem animal e ainda ajuda a mudar o planeta.

“Hambúrgueres, carne picada, almôndegas, salsichas frescas e ‘frango’ da Future Farm são as novas alternativas à carne, já à venda em Portugal, e prometem o mesmo sabor, textura e suculência da carne de origem animal”, adianta o referido comunicado, acrescentado que, “graças a parcerias com chefes e escolas de cozinha, os produtos desenvolvidos pela Future Farm podem ser facilmente aplicados na cozinha tradicional portuguesa”.

As opções ‘meatless’ da marca estão disponíveis em 28 países um pouco por todo o Mundo.

Lançada em abril de 2019, a Future Farm é uma ‘foodtech’ internacional destinada à produção de carne de origem vegetal, livre de ingredientes de origem animal, mas com o fator diferenciador de se assemelhar em tudo à carne de vaca ou frango.

“Os hambúrgueres, a carne picada, as almôndegas, as salsichas frescas ou os pedaços de ‘chick’n’ têm como ingredientes
proteína de ervilha, soja isolada e proteína de grão-de-bico, além de beterraba para imitar a cor da carne e o ‘sangue’, tudo sem glúten, sem OGM (organismos geneticamente modificados), sem aromas artificiais e, claro, sem carne animal”, destaca o mesmo comunicado.

Felipe Fontanelli, sales director southern & eastern Europe da Future Farm, assinala que “estamos muito felizes com a chegada da Future Farm a Portugal”.

“Sabemos que os portugueses estão cada vez mais abertos a dietas flexitarianas, vegetarianas e veganas, e que existe um mercado em expansão no que toca aos produtos alimentares de origem vegetal”, afirma este responsável, adiantando que “estamos conscientes de que a cozinha tradicional portuguesa inclui muita carne de vaca e de porco, mas sabemos
que somos a alternativa certa para quem procura produtos de origem vegetal com o mesmo sabor, textura e suculência da carne animal”.

Para Felipe Fontanelli, “existe já em Portugal a inegável consciência daquilo que comemos e da forma como o fazemos e, sobretudo, das consequências do que compramos para as nossas casas”.

“A Future Farm quer oferecer carne saborosa e nutritiva à base de plantas para todos: vegetarianos, veganos e flexitarianos, ou simplesmente curiosos à procura de algo novo”, assegura.

No entender dos responsáveis da Future Farm, “o mesmo sabor, textura e suculência da carne animal é conseguido graças à aplicação de uma tecnologia própria, que aproveita a inteligência artificial para estudar a composição das moléculas da carne, realizar testes sensoriais e calibrar as quantidades de cada componente”.

“O desafio da empresa ao entrar no mercado português passa não só por conquistar o paladar dos consumidores com os seus substitutos de carne à base de plantas, mas também entrar na cozinha e receitas portuguesas”, assume o referido comunicado.

A Future Farm já se encontra disponível no El Corte Inglés, a primeira empresa de retalho a disponibilizar os produtos. Os artigos encontram-se à venda no supermercado do El Corte Inglés de Lisboa e de Vila Nova de Gaia e ‘online’.

“O El Corte Inglés tem apostado na diversificação da sua oferta no que diz respeito às alternativas sustentáveis, designadamente ao consumo de carne. O nosso objetivo é contribuir para a promoção dos consumos sustentáveis e temos
consciência de que uma parte importante dos nossos clientes nos acompanha nesta tendência. Desta forma, para o El Corte Inglés, a parceria com a Future Farm e o seu leque de ofertas ‘vegan’, que apresentamos em primeira mão, faz todo o sentido”, afirma Miguel Castelão, director de compras alimentares do El Corte Inglés Portugal.

Os portugueses poderão também encontrar os produtos da Future Farm na ‘app’ de entrega ultra-rápida de compras Getir, na região de Lisboa.

A Future Farm fechou ainda uma parceria com a Like a Lord Burgers para criar o ‘Like a Veggie’, o primeiro hambúrguer vegetariano do restaurante virtual do ator e humorista Rui Unas.

“Já há algum tempo que queríamos ter uma solução ‘veggie’ no nosso menu, mas ainda não tínhamos encontrado o produto certo, ecológico, responsável, saboroso e com a receita ideal. Com a Future Farm, finalmente temos o que procurávamos e estamos muito orgulhosos do nosso ‘Like a Veggie’”, afirma Rui Unas.

Os responsáveis da Future Farm destacam ainda que a dieta flexitariana, onde o consumo de vegetais prevalece sobre o consumo de carne e peixe, é a que mais tem crescido na Europa (22,9% dos europeus são flexitarianos) e em Portugal (cerca de 30% da população segue esta mesma dieta).

“Já a dieta vegetariana também teve um aumento bastante significativo nos últimos anos, com um crescimento superior a 400%. A tendência de optar por alimentos de origem vegetal é cada vez maior e estudos indicam que uma dieta baseada em plantas, quando bem planeada, é reconhecida pela maior rede de nutricionistas do mundo (The Academy of Nutrition & Dietetics) como sendo saudável e nutricionalmente adequada para pessoas de todas as idades e fases do ciclo de vida”, salienta o comunicado em questão.