José Roquette distinguido pela Revista de Vinhos

  • Fev 21
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 13 de fevereiro de 2022. Leia o original aqui

 

O cofundador do Esporão foi distinguido com o “Prémio Homenagem”, pela Revista de Vinhos. A 25ª edição dos prémios “Os Melhores do Ano”, que decorreu no Porto com transmissão online, premiou os melhores protagonistas e projetos no sector do vinho, gastronomia e turismo em 2021.

José Roquette, cofundador do Esporão, foi distinguido com o “Prémio Homenagem”, pela Revista de Vinhos. A 25ª edição dos prémios “Os Melhores do Ano”, que decorreu no Porto com transmissão online, premiou os melhores protagonistas e projetos no sector do vinho, gastronomia e turismo em 2021.

“No próximo ano fazemos 50 anos de história, desde a aquisição da Herdade do Esporão, e receber um reconhecimento destes é mais uma afirmação da capacidade do Esporão. Um projeto que hoje se estende às áreas do azeite e cerveja artesanal que está presente em novos territórios como a Quinta dos Murças, no Douro, e a Quinta do Ameal, na região do Vinho Verde. Quando fundei o Esporão, em 1973, com Joaquim Bandeira, o grande impulsionador da escolha do Alentejo, a nossa perspetiva era que este fosse um projeto transformador. Anos depois o caminho mantém-se, embora ainda haja muito para ser feito. Acredito que coisas boas vão acontecer pelas mãos de todos os que hoje estão envolvidos neste projeto”, afirma José Roquette, em comunicado.

Segundo a Revista de Vinhos, o “Prémio Homenagem” atribuído a José Roquette, é o reconhecimento do notável desempenho profissional e pessoal e de uma carreira dedicada ao desenvolvimento do Esporão, como umas das maiores empresas familiares do sector, tornando-se uma marca de referência em Portugal.

Um plano de ambicioso

José Holtreman Roquette nasceu em Lisboa a 22 de setembro de 1936. Em 1958 iniciou a sua vida profissional no Banco Espírito Santo, chegando, em 1968, à comissão executiva. Mais tarde seria fundador e acionista do grupo Espírito Santo, ligação que existiu até final dos anos 80. Em 1973, fundou com Joaquim Bandeira a Finagra, sociedade que adquire a Herdade do Esporão com a missão de produção de vinhos de alta qualidade no Alentejo. Em 1985, nasce a marca “Esporão” com a sua primeira colheita. Nessa altura, foi tomada a decisão de construir uma adega e caves adequadas a um plano de crescimento ambicioso, visando critérios ambientais inovadores, nomeadamente impacto na paisagem, redução da poluição e do ruído, poupança de água e energia e um espaço operacional seguro para todos os trabalhadores. Esta primeira versão do que veio a ser uma estratégia de crescimento orientada para a sustentabilidade foi considerada uma forma estranha de fazer negócios pelos líderes da indústria portuguesa dos anos 80, mas foi determinante para afirmar o Esporão como uma marca inovadora. Em 1992, José Roquette tornou-se o único acionista e contratou um novo CEO para ajudá-lo a realizar sua visão.