Legislativas. CAP faz rescaldo do debate promovido com candidatos

  • Jan 17
  • 0
  • admin

A CAP afirma que estiveram presentes diferentes visões no debate, mas que todos os partidos concordaram na urgência em fortalecer as políticas para a agricultura e para o mundo rural, de forma a garantir a modernização do sector. A associação reforça que todos concordam que esse caminho passa pela desburocratização e simplificação dos processos, bem como pela promoção do rejuvenescimento da população agrícola.

Mais de mil pessoas assistiram ao debate na plataforma Zoom e nas redes sociais da CAP o que, segundo a organização, demonstra “o interesse dos agricultores em conhecer aquelas que são as medidas propostas para o sector e o mundo rural.”

O secretário-geral da CAP, Luís Mira afirmou que “resultou claro deste debate que em boa hora a CAP promoveu, que independentemente das diferenças ideológicas que separam os diversos partidos, nas grandes soluções que apresentam, está explícita uma visão de futuro para o sector, pelo que não há razão para que, após as eleições legislativas agendadas para o próximo dia 30 de janeiro, não se encontrem caminhos que permitam afirmar a importância socioeconómica e o peso político da Agricultura e do Mundo Rural”.

Mira refere ainda que seja no governo ou na oposição “os partidos políticos têm a responsabilidade de trabalharem em conjunto e de forma construtiva sobre as prioridades convergentes e em prol da valorização e da defesa do sector agrícola”. Explica o representate da CAP que só desta forma “serão criadas condições para que os empresários agrícolas possam investir, criar emprego, gerar conhecimento, inovar e introduzir tecnologia, desenvolver o território com sustentabilidade, e aumentar as exportações”.

Conclui reforçando que será também “imprescindível que o próximo Ministério da Agricultura seja também capaz de implementar políticas que verdadeiramente venham abranger os pequenos e médios agricultores em todo o país, incluindo as Regiões Autónomas”.

 

A sessão de esclarecimento organizada pela CAP está disponível para visionamento no YouTube e Facebook da CAP.