Ministro da Agricultura confiante em ano agrícola normal

  • Mar 20
  • 0
  • marcelo

O Ministro da Agricultura confirma em Bruxelas que, face à precipitação registada, já se resolveu o problema da alimentação e abeberamento animal e que este poderá ser “um ano agrícola normal” ou até “mais do que isso”.

“A situação de seca, digamos, alterou-se muito substancialmente, porque nós tivemos nos primeiros dias de março uma pluviosidade absolutamente anormal — choveu em 10 dias tanto quanto em dois meses de março normais — e, portanto, houve uma grande afluência de águas às barragens”, começou por referir Luís Capoulas Santos à margem de uma reunião de ministros da Agricultura da União Europeia.

“Neste momento, mais de 20 barragens já estão com mais de 80% da capacidade”, o ministro admitiu que “persistem alguns problemas no Sul, nas bacias do Sado e do Guadiana”, mas ressalvou que “mesmo os casos problemáticos do Sado devem estar hoje acima dos 50%, o que já permite o exercício de uma atividade agrícola quase normal”.

Além disso, sublinhou, a precipitação registada foi “muito importante para as culturas permanentes — a vinha, o olival, os pomares –, que, com esta chuva, viram carregada a quantidade adequada de humidade no solo”.

Fonte: Ambiente Magazine