Preço do café em máximos de 10 anos

  • Fev 15
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 10 de fevereiro de 2022. Leia o original aqui

 

 

Produto está a ser comercializado cerca de 15% mais alto no ano até à presente data, sendo que a última vez que o café foi comercializado acima dos 300 cêntimos foi em 2011.

O preço do café atingiu esta quinta-feira, 10 de fevereiro, máximos de 10 anos, estando a ser comercializado cerca de 15% mais alto no ano até à presente data, de acordo com a informação partilhada pelos analistas da XTB.

Apesar das reservas de café estarem a diminuir nas bolsas mundiais desde 2018, a pandemia de Covid-19 veio acelerar o ritmo dessa quebra, tendo os inventários caído para um mínimo de 10 anos no início da pandemia.

No último ano verificou-se uma nova descida nas reservas de café provocada pelas baixas temperaturas, bem como as secas que drenaram as reservas de café no Brasil e têm um potencial de produção significativamente limitado neste país.

De acordo com os analistas, o facto do real brasileiro ter vindo a valorizar, tornou as exportações no país menos atrativas, algo que pode “deprimir ainda mais os stocks de café certificado nas bolsas e colocar uma pressão ascendente sobre os preços”.

Os máximos históricos foram atingidos em 1977, perto de 337,5 cêntimos por libra, sendo que a última vez que o café foi comercializado acima dos 300 cêntimos foi em 2011.