Reciclar as suas garrafas de plástico vai dar pontos

  • Jan 24
  • 0
  • admin

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” entra numa nova fase e vai dar pontos que podem ser trocados por prémios.

O projeto “Quando do Velho se Faz Novo” instalou 23 de máquinas em superfícies comerciais por todos o país onde os consumidores podem fazer a entrega de garrafas de bebidas em plástico PET usadas não reutilizáveis.

As garrafas são depois recolhidas pelas entidades gestoras de embalagens e resíduos de embalagens (Electrão, Novo Verde e Sociedade Ponto Verde) e encaminhadas para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.

Na primeira fase deste projeto-piloto foram entregues mais de 16,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico nas 23 máquinas de recolha automática, o que permitiu reciclar mais de 472 toneladas de plástico PET.

Depois do sucesso na sensibilização da comunidade para a promoção da economia circular e da consciência ambiental na primeira fase projeto, foi decidido alargar este projeto até ao final de junho de 2022. Para além do alargamento do projeto, o novo ano trouxe também uma novidade: o desenvolvimento da implementação de um sistema de pontos. Cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores podem acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis.

Este projeto promovido Ministério do Ambiente e da Ação Climática e financiado pelo Fundo Ambiental, é gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).