O retalho alimentar atingiu um volume de vendas de 12 mil milhões de euros em 2017, um aumento de 3,9% face a 2016, segundo dados do Barómetro de Vendas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), membro do Executive Board.
A categoria de bebidas foi a que obteve um maior crescimento, de 8,5%, seguida dos produtos de higiene e limpeza, que cresceram 4,1% em relação a 2016, de acordo com os números divulgados no APED Retail Summit.
O retalho não alimentar gerou um volume de vendas de 8,2 mil milhões de euros em 2017, crescendo 3,8% em comparação com os 7,9 mil milhões de euros registados no ano anterior.
No segmento não alimentar, os equipamentos de telecomunicações registaram o maior crescimento em 2017, fruto de um volume de vendas de 539 milhões de euros, um aumento de 13,8% face ao ano anterior. Os grandes eletrodomésticos atingiram também uma subida na casa dos dois dígitos, com um volume de vendas de 511 milhões de euros, subindo 10,7%.