Sector dos cereais unido no combate ao desperdício de água

  • Jan 21
  • 0
  • admin

Associações do sector dos cereais, em conjunto com a COTR e o IPMA, respondem ao repto da Fundação Calouste Gulbenkian e criam o projeto aQuacer, para promover o uso eficiente da água nas culturas de cereais.

A ANPROMIS (milho), a ANPOC (cereais praganosos) e o COTARROZ (arroz), através do projeto aQuacer, vão lançar ações para a cultura do milho no Ribatejo e no Vale do Mondego, para os cereais praganosos no Alentejo e para a cultura do arroz nestas 3 zonas geográficas. No final do ano será organizada uma conferência para fazer o balanço e apresentar as principais conclusões.

O Secretário-geral da ANPROMIS, Tiago Silva Pinto, afirmou:  “o setor dos cereais tem estado de mãos dadas no desenvolvimento desta fileira. E este desenvolvimento passa, não só pela estruturação e valorização da produção, mas também pela disseminação de conhecimento, contribuindo ativamente para a promoção da inovação, sustentabilidade e eficiência do uso dos recursos. Neste projeto, temos assim o enorme privilégio de contar com a participação do COTR, que concentra o conhecimento técnico em torno da temática do regadio nacional e do IPMA, autoridade máxima no conhecimento da atmosfera e modelação climática em Portugal e responsável pela recolha e disponibilização de informação meteorológica oficial, imprescindível a uma boa gestão da água. O reconhecimento do nosso empenho e desta importante conjugação de esforços, por parte da Fundação Calouste Gulbenkian, é pois motivo de grande orgulho para nós.”