Startup portuguesa Kencko levanta 10 milhões

  • Jan 31
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 26 de janeiro de 2022. Leia o original aqui

 

A Kencko levantou 10 milhões de dólares (8,85 milhões de euros) junto de investidores institucionais como a Indico Capital Partners. A série A de investimento foi liderada pela sociedade de capital de risco Siddhi Capital.

A startup portuguesa Kencko, criada por Tomás Froes e Ricardo Vice Santos, fechou a sua série A de investimento.

A Kencko levantou 10 milhõe de dólares (8,85 milhões de euros) junto de investidores institucionais como a Indico Capital Partners. A série A de investimento foi liderada pela sociedade de capital de risco Siddhi Capital.

“O investidor existente Siddhi Capital liderou a rodada e foi acompanhado por investidores atuais e novos, incluindo a Indico Capital Partners, a Next View Ventures, a Riverside Ventures, a Silas Capital, a Cheyenne Ventures, a Shilling Capital, a Mission Point, a Gather Ventures e a Nextblue Ventures. O investimento mais recente eleva o financiamento total da Kencko para mais de 13,5 milhões de dólares (12 milhões de euros)”, segundo o comunicado.

No mesmo comunicado é dito que este capital injetado pelos investidores institucionais vai servir para permitir que a empresa se expanda além de smoothies e chicletes e em novas categorias de produtos, como tigelas quentes.

Esta quarta-feira, o portal TechCrunch refere que a empresa criada por Tomás Froes e Ricardo Vice Santos está focada no mercado norte-americano, com a comercialização, através de pacotes de subscrição, de gomas e de saquetas em pó que podem ser dissolvidas em água, leite ou água de coco.

Tomás Froes disse ao portal que “a marca também está a caminho de ser completamente neutra em carbono em 2022”.

“Acompanhamos a Kencko desde os primeiros dias no TechStars em Londres e estamos contentes por apoiar a visão de Tomás e Ricardo. Há uma procura incrível pelos seus produtos convenientes de alta qualidade num mundo cada vez mais preocupado com a saúde. Mais um exemplo de que os empreendedores portugueses com visão global têm operações significativas tanto em Portugal como nos EUA, precisamente o tipo de equipas que adoramos apoiar do local ao global”, explica em comunicado Stephan Morais, Managing General Partner da Indico Capital.

A Indico Capital Partners é uma gestora independente de fundos de capital de risco em Portugal, que investe em empresas de tecnologia global e sustentável.  O leque de investimentos da Indico vai, maioritariamente, do Pré-Seed à Série A (100 mil e 5 milhões euros) em startups portuguesas e espanholas. O Indico é muitas vezes o primeiro investidor numa startup e, dado o histórico das equipes, trabalha muito próximo das empresas do seu portfólio. Desde 2019, a Indico investiu 33 milhões de euros em 28 empresas, que levantaram mais de 1,18 mil milhões de euros de investidores globais.