Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 22 de junho de 2022. Leia o original aqui.
Neste evento, organizado pela Viniportugal, entidade responsável pela promoção internacional da marca ‘Wines of Portugal’, o Vinho Madeira foi representado pelas empresas Henriques & Henriques, Madeira Wine Company, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.
O Vinho Madeira foi promovido novamente no continente asiático, através do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), com presença na ‘Grande Prova de Vinhos de Portugal’ em Tóquio, no Japão.
Esta prova decorreu no Hotel Gaejeon e foi direcionada a 300 profissionais japoneses, entre importadores, distribuidores locais, imprensa, compradores, prescritores do canal HORECA, retalhistas e líderes de opinião.
Neste evento, organizado pela Viniportugal, entidade responsável pela promoção internacional da marca ‘Wines of Portugal’, o Vinho Madeira foi representado pelas empresas Henriques & Henriques, Madeira Wine Company, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.
“A participação nestes eventos, focados em mercados especializados, com elevado poder de compra, reveste-se de elevada relevância para a promoção do Vinho Madeira, reconhecendo o potencial de crescimento adjacente, no que se refere à comercialização deste vinho no Japão”, indica o IVBAM.
O IVBAM sublinha que este mercado possui grande representatividade no ranking das transações comerciais de Vinho Madeira, nos países terceiros, ocupando, no ano de 2021, a terceira posição, tanto em termos de volume como em valor.
Comparativamente a períodos homólogos, no primeiro trimestre de 2022, este mercado apresentou um aumento de 108% no volume e em valor, relativamente a 2021.
Estas ações promocionais enquadram-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, sendo cofinanciado a 85% no âmbito do “Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020” e o restante suportado pelo Orçamento Regional.