Vinho português conquista Moscovo

  • Fev 15
  • 0
  • admin

 

Foram quase cem as distinções que os produtores portugueses arrecadaram no Concurso de Vinho da Prodexpo Moscovo.

No total foram 15 as empresas nacionais premiadas, tendo amealhado entre si 2 Grandes Prémios, 6 Estrelas, 57 Medalhas de Ouro, 29 de Prata e 3 Diplomas.

A Prodexpo Moscovo é a maior feira do sector alimentar na Rússia e esta foi a sua 29º edição. A presença do sector vinícola português está, desde 2014, a cargo da CAP. A representação lusa deste ano foi a maior de sempre.

Luís Mira, Secretário Geral da CAP, referiu que “este é um mercado que ainda possui um grande potencial de crescimento para os nossos vinhos tendo em consideração a aceitação pelos consumidores e a grande dimensão que este país tem. Para que isso aconteça é necessário desenvolver um trabalho e uma presença constante junto dos importadores, dos distribuidores e dos consumidores de forma a informar e valorizar o vinho português. É compromisso da CAP ajudar os produtores nacionais a ampliarem a sua pegada no mercado russo.”

As exportações de vinho para o mercado russo têm vindo a crescer de forma exponencial, tendo duplicado entre 2018 e 2021, atingindo o valor de 45 milhões de euros no ano passado. Portugal é o quinto fornecedor de vinho para o mercado russo e ainda existe margem para crescer.

Para o sucesso desta participação contribuíram a Embaixada de Portugal na Rússia, assim como o AICEP. A CAP tem previsto para este ano várias ações de promoção dos vinhos portugueses na Rússia, com a organização de provas de vinhos, masterclasses sobre vinhos de Portugal e jantares vínicos em restaurantes de referências. As ações são dirigidas a importadores, distribuidores, sommeliers, entre outros players do mercado do vinho.