Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 27 de junho de 2022. Leia o original aqui.
Uma análise ao vinho tinto e branco português, em especial pela variedade de opções e relação qualidade/preço, foi publicada no “The Guardian” por uma especialista no tema.
O vinho verde português pode surpreender aqueles que só conhecem o prestigiado vinho tinto. Além da boa relação qualidade/preço, estes apresentam grande variedade de uvas indígenas e por isso competem com os melhores vinhos do mundo, como é o caso dos italianos, explica-se num artigo publico no “The Guardian” por uma especialista no tema.
Os vinhos portugueses estão a fazer grande sucesso no Reino Unido, onde fazem as delícias dos britânicos. Prova disso é o sucesso do restaurante Lisboeta, do chef Nuno Mendes e do Bar Douro, ambos situados em Londres.
É referido que os vinhos do Dão e do Douro tendem a ser mais ricos e sugere-se experimentar vinhos brancos como o Alvarinho e o Cascata 2020, que apresenta uma mistura de loureiro, arinto, trajadura e avesso.
A relação qualidade/preço dos vinhos é também valorizada, com destaque para o Mimo Moutinho Arinto Vinho Verde 2021 e o Douro Reserva 2019.
O artigo lista cinco vinhos portugueses “a descobrir”:
- Alvarinho 2021;
- EH Booth & Co Douro Red 2019;
- Herdade de São Miguel Tinto Colheita Seleccionada 2020;
- Niepoort Primata Natcool;
- Churchill’s Estates Grafite Red 2019.