Vinhos: Uma viagem ao país em novos lançamentos

  • Jan 5
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 19 de dezembro de 2021. Leia na íntegra aqui

Quando se chega à época natalícia, os produtores nacionais de vinho aprimoram-se e desdobram-se em propostas para os consumidores.

Do Minho ao Douro
Passando do Minho para o Douro, a Niepoort propõe outro pack, o Great Douro Picks, composto por quatro vinhos. Inclui o Niepoort Tinta Amarela, o Bioma Tinto, o Redoma Reserva Branco e o Niepoort Vertente, uma interessante mostra das castas e das técnicas vinificadoras da região e deste produtor. A Montez Champalimaud está a lançar no mercado o Quinta do Côtto Vinha do Dote, um vinho de parcela, feito a partir de um field blend de mais de 30 castas autóctones do Douro. (…)

Bairrada, Beira Interior e Dão
Desçamos do Douro até à Bairrada, terra de espumantes de excelência, responsável por mais de 50% da produção deste segmento em Portugal. No recente Concurso de Espumantes Bairrada 2021, realizado a 12 de novembro, os grandes vencedores foram o Borga Bruto Branco 2010, do produtor Campolargo Vinhos, e o Íssimo Baga Bairrada Bruto Branco 2016, das Caves Arcos do Rei.  (…)

Tejo e Lisboa
Descendo até ao Tejo, da região do mesmo nome, a Quinta da Alorna propõe-nos meia dúzia de opções. O Quinta da Alorna Tinto 2019 é produzido com as castas Castelão, Tinta Roriz, Syrah e Alicante Bouschet. As combinações destas castas conferem-lhe uma experiência ímpar. (…)

Península de Setúbal e Alentejo

Atravessando o rio Tejo para sul, entramos na região da Península de Setúbal. Criada no Poceirão em 1950, a Filipe Palhoça fez chegar há pouco tempo ao mercado toda uma gama de vinhos elaborados pelo enólogo Jaime Quendera, em várias referências. (…)

Na região de Palmela, a Casa Ermelinda Freitas está sempre na crista onda vitivinícola nacional, como se provou no recente Concurso Melhores da Região, organizado pela CVRPS – Comissão Vitivinícola da Região da Península de Setúbal, onde ganhou o prémio de ‘Melhor Vinho Branco’ com o Terras do Pó Chardonnay & Viognier 2017. (…)

Na grande região do Alentejo, em Montemor-o-Novo, a Quinta da Plansel, coordenada por Dorina Lindemann, propôs-nos no verão um pack de seis vinhos: DL (Dorina Lindemann) Branco 2020, DL Rosé 2020, DL Tinta Barroca 2017, Plansel Branco 2020, Plansel Rosé 2020 e Plansel Verdelho 2020. No entanto, a nota de destaque vai para o topo de gama desta produtora, com apenas alguns dias de vida no mercado: o Plansel Grande Escolha 2016, um blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca. (…)

Da Casa Relvas, em São Miguel de Machede, surge uma proposta diferente, um pouco contra a corrente. Produzido a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Franca e Trincadeira, plantadas em solos argilo-calcários da Vidigueira, já está disponível o DE.ZAS.SE.TE, que assim se chama por ter 17º. Este vinho de elevado grau estagiou nove meses em tonéis de três mil litros. A produção foi de 10 mil garrafas. (…)

Por sua vez, João Portugal Ramos, reconhecido produtor de Estremoz, lançou há dias uma edição limitada a 1.953 garrafas do vinho Estremus, que resulta de uma vindima precoce, num dos anos mais quentes e secos das últimas décadas. (…)

Tentando fazer uma viagem pelo país, começando pelo norte, pela região dos Vinhos Verdes, a Quintas de Melgaço sugere diversas alternativas. Desde um pack Paixão, que inclui duas garrafas de Rosé QM e um Espumante QM Alvarinho Super Reserva; passando pelo pack Família, que contém um Alvarinho QM, uma garrafa do Homenagem QM e um Espumante QM Alvarinho Super Reserva. Um Alvarinho QM, um Alvarinho Vinhas Velhas QM e um Alvarinho Nature QM integram o conjunto Origem. Por fim, o pack Tradição oferece duas garrafas do Homenagem QM e uma do Espumante QM Alvarinho Super Reserva. (…)