Volume do comércio a retalho subiu 0,3% na zona euro e na UE em julho

  • Set 8
  • 0
  • admin
Este artigo foi publicado originalmente n’O Jornal Económico a 5 de setembro de 2022. Leia o original aqui.

 

Em julho de 2022, houve um decréscimo do índice ajustado de vendas a retalho que chegou aos 0,9% na zona euro e 0,5% na UE, comparativamente com o mês homólogo, de acordo com as estimativas reveladas pelo Eurostat.

O volume ajustado sazonalmente do comércio a retalho aumentou 0,3% em julho, tanto na zona euro, como na UE, comparado com junho deste ano. Em julho de 2022, comparativamente com o mês homólogo, o mesmo índice decresceu 0,9% na zona euro e 0,5% na UE, de acordo com as estimativas do Eurostat.

Na zona euro, no mês de julho, comparado com junho, o volume do comércio a retalho cresceu em 0,4% entre os combustíveis para automóveis e 0,1% em alimentos, bebida e tabaco.

Na UE, o volume do comércio a retalho subiu 0,3% nos combustíveis, enquanto foi notada uma redução de 0,2% para produtos não alimentícios e de 0,1% nos alimentos, bebida e tabaco. Em Portugal, verificou-se, em julho, uma queda de 0,7% em julho, comparativamente com o mês de junho.

Entre os estados-membros cujos dados estão disponíveis, os aumentos mensais mais acentuados no volume total do comércio a retalho foram registados na Alemanha (+1,9%), Países Baixos (+1,7%), Luxemburgo e Polónia (ambos +1,5%). As quedas mais fortes verificaram-se na Áustria (-1,8%), Finlândia (-1,7%) e Espanha (-1,0%).

Na zona euro, durante o mês de julho deste ano, comparativamente com o mesmo mês do ano passado, o volume do comércio a retalho decresceu 2,4% em alimentos, bebida e tabaco, assim como 0,9% para produtos não alimentícios. Em sentido contrário está a variação nos combustíveis, com um aumento de 0,6%.

Na UE, o volume do comércio a retalho caiu 2,0% em alimentos, bebida e tabaco e 0,7% em produtos não alimentícios, enquanto houve um crescimento de 1,3% nos combustíveis. Em Portugal verificou-se, no mês de julho deste ano, um aumento de 3,1% face ao mesmo mês de 2021.

Entre os estados-membros com dados disponíveis, as maiores subidas no volume do comércio a retalho ao longo dos últimos 12 meses foram verificadas na Eslovénia (+25,0%), Malta (+9,0%) e Polónia (7,6%). Por outro lado, foram registadas as maiores reduções na Dinamarca (-7,7%), Luxemburgo (-6,3%) e na Irlanda (-5,6%).